segunda-feira, 8 de junho de 2015

CRESCIMENTO DO INTERIOR: Rogério Zimmermann

Na sequência da série Crescimento do Interior, conversamos com o treinador mais vitorioso do Interior Gaúcho. Ele contou qual a chave do crescente sucesso do Brasil de Pelotas e do Interior em geral, além de avaliar seu desempenho.

É o cara do momento. Prestes a completar 3 anos no comando do Xavante, Rogério Zimmermann é, atualmente, o segundo técnico mais longevo no comando de uma equipe Gaúcha (maio de 2012 - presente). Ao longo da trajetória, conquistou títulos importantes como a Divisão de Acesso do Gauchão 2013 que trouxe o Brasil de volta pra Série A após 4 temporadas. o vice-campeonato da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014, garantindo acesso à Série C, e o título de campeão do Interior Gaúcho do mesmo ano, repetindo o feito em 2015. Um mito!

Rogério Zimmermann comemora vitória sobre o Lajeadense,
Créditos na imagem. (2015)
Para início de conversa, Rogério explicou o salto inicial das equipes do Interior:  A dupla da Capital sempre começa um pouco abaixo devido ao calendário e da curta pré temporada. Assim, o interior larga na frente, revezando a liderança. A diferença deste ano foi que as equipes do Interior permaneceram na média. E continuou:  Vamos aos motivos: analisando os times que estão com um trabalho mais duradouro – como o próprio Brasil, o Lajeadense com o Winck, o Ypiranga com o Leocyr e até mesmo o Picoli no Juventude, a menos tempo, mas habituado ao ambiente – notamos o porquê crescimento. Por trás de tudo isso, há um trabalho constante, o que é difícil no Interior. Assim, temos que saudar essa crença no potencial de quem atua. Aqui no Brasil, estamos assim.

Devido aos resultados, Zimmermann não é modesto ao avaliar seu desempenho, pensa e avalia conforme a realidade: – Se engana quem pensa que é só trabalhar a longo prazo. Tem que fazer bem. Nos últimos anos, essa ascensão com títulos constantes evidencia que não há apenas um motivo para esse sucesso: competência, bom trabalho e convicção são os três mais importantes – afinal não obtemos apenas bons resultados durante esse tempo.

De mesmo modo, finalizou, coerentemente, dividindo os méritos com seus companheiros, jogadores torcida. e também ao clube o qual comanda: – Então eu vejo o futebol do Interior com bons profissionais em toda comissão técnica. Sendo assim, é um processo que, no nosso caso, culmina nos números positivos. Nós, quando fomos campeões do interior no ano passado, encerramos um jejum de 30 anos. Agora foi o bicampeonato. O time cresce em confrontos perante adversários mais qualificados, subindo de parâmetro – por exemplo, os jogos contra o Flamengo, na Copa do Brasil. Isso é extremamente importante, o que nos dá resultado, condizendo inclusive com a tradição da torcida, ou seja, conquistas proporcionais ao clube que estou dirigindo.

Rogério Zimmermann e o Brasil de Pelotas seguem em campanha pela primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Hoje, o Xavante ocupa a terceira posição do Grupo B, com 8 pontos, permanecendo na zona de 4 classificados da chave, entre 10 equipes. Soma dois empates e duas vitórias, respectivamente, num total de 4 partidas.

Lucas dos Santos Martins
Graduando em Jornalismo
Universidade Federal de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário