quinta-feira, 9 de abril de 2015

Contra tudo e contra todos: Brasil de Pelotas vence, avança à semifinal e faz a festa em Rio Grande

A noite desta quarta-feira, 08, foi diferente na cidade de Rio Grande. O Brasil de Pelotas e seus adeptos invadiram o Aldo Dapuzzo e venceram a equipe do Lajeadense pelo placar de 2 a 1. Com a vitória, os Xavantes enfrentam o Internacional pela semifinal do Gauchão 2015.


Torcida Rubro Negra lotou o Aldo Dapuzzo.

Contundente, incansável e forte: algumas palavras resumem o que foi a passagem do Brasil de Pelotas pelas quartas de final do Gauchão 2015. Quem andava ao redor do Aldo Dapuzzo, percebia uma concentração de torcedores inflamados para apoiar o Xavante. O torcedor do São Paulo sentia-se inconfortável com a presença do rival em seu estádio, mas o amante do futebol pulava de alegria.

O clima estava perfeito para o time mandante. Com a aproximação do início da partida, a torcida Xavante entoava seus cânticos desde o portão principal de entrada do estádio. Diego Nunes, torcedor rubro negro, tratava a expectativa como "a melhor possível" devido a invasão dos adeptos pelotenses ao Aldo Dapuzzo. No aquecimento das equipes, muito apoio e foco mostravam o quê seria bem mais que apenas 90 minutos de futebol.

Diogo Oliveira foi o nome da partida.
Leandro Vuaden era o encarregado pelo controle da partida. Cargo delicado em uma partida como esta, porém amenizado pelo experiente árbitro FIFA. Com o começo do jogo, quem ditava o ritmo era o Brasil de Pelotas. Com o amadurecimento do primeiro gol, o goleiro Giovani fechava a meta para tentativa de Nena, desequilibrado. Minutos depois, não houve maneira de defender a cobrança de falta genial de Diogo Oliveira: Xavante 1 a 0.

A partir desse momento, o Lajeadense entrava na partida. Apesar da finalização de Felipe Garcia parar na trave da meta alviazul, a equipe do Vale dos Sinos foi quem marcou: após cruzamento, Eduardo Martini fez a defesa, porém, na visão da arbitragem, atingiu o jogador adversário com antijogo: pênalti e cartão amarelo para o goleiro Xavante. Na cobrança, Gilmar deslocou o oponente e igualou o placar aos 45 minutos do primeiro tempo.

A partir do empate da equipe de Lajeado, criou-se um ambiente completamente hostil para a arbitragem. Jogadores e comissão técnica partiram para cima do quarto árbitro e a partida permaneceu paralisada por alguns minutos. A normalização da situação não durou muito: ao final do período, todos partiram em disparada na direção de Vuaden, precisando de reforço policial para entrar no vestiário.

Gilmar cobrou com perfeição a penalidade.
Segundo tempo e o torcedor seguia empolgado: − Vamos fazer o segundo gol e voltar pra Pelotas com a vitória − disse Matheus Andrea. As palavras de Luiz Carlos Winck, treinador da equipe alviazul, quando perguntado sobre a postura da equipe, foi direto: − Postura de time que quer agredir o adversário. Nos primeiros minutos, o Brasil pressionava e ofuscava a proposta adversária. Chances claras de gol foram criadas, mas sem sucesso de gol. Assim, Rogério Zimmermann não titubeou e escalou Cleiton no lugar de apagado Alex Amado e Márcio Jonathan também substituiu Felipe Garcia.

Com as mudanças, o Brasil foi feliz na manutenção da posse de bola e, naturalmente, veio o gol da classificação: aos 29 minutos, após cobrança de lateral, Diogo Oliveira rolou para Wender − lateral de constantes atuações qualificadas e dono da posição direita na seleção do campeonato − marcar o segundo do Xavante e classificar a equipe Pelotense. Festa linda no Aldo Dapuzzo até o momento do apito final, apesar do esboço de reação do Lajeadense sem qualquer troca no elenco inicial. Antes do fim, Diogo Oliveira deu lugar a Galiardo, para receber a coroação da torcida rubro negra.

Com o fim do jogo, os adeptos da equipe mandante explodiram e proporcionaram um espetáculo ímpar em Rio Grande. Com as organizadas unidas, cantaram constantemente, comemorando com a aproximação de seus jogadores. Final de jogo: Brasil de Pelotas 2, Lajeadense 1. Xavante classificado. A partida de ida contra o Internacional, válida pela semifinal do Gauchão 2015, acontece no próximo sábado, também no estádio Aldo Dapuzzo, às 16hrs.

Clique na imagem para ver a galeria de fotos da partida:
(Créditos: Bibiana de Moraes Dias)


Lucas dos Santos Martins
Graduando de Jornalismo
Universidade Federal de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário